AMPHIBIAWEB
Allobates femoralis
family: Dendrobatidae

© 2007 Twan Leenders (1 of 19)

 view video (14481.5K MOV file)
 view video (11553.5K MOV file)
 view video (1761.3K MPG file)
  hear Fonozoo call

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN (Red List) Status Least Concern (LC)
CITES Appendix II
Other International Status None
National Status None
Regional Status None

 

View distribution map using BerkeleyMapper.

   

Source credit:
Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, Amazonia Central by Lima et al. 2005


INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade)
PELD (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração)

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Ocorre mais freqüentemente perto das bordas da reserva, principalmente em solos argilosos com poças temporárias.

Distribuição geral: Ocorre em florestas da Amazônia no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Descrição: Machos 28-33 mm, fêmeas 33-35 mm. O dorso é negro ou castanho- escuro, com uma linha dorsolateral marrom-clara do focinho até a região inguinal e outra linha ventrolateral branca e descontínua. As pernas são castanho- escuras. Uma mancha alaranjada em forma de meia lua se estende da região inguinal até a coxa e outra amarela/ alaranjada estão situada na região axilar. O ventre é branco com manchas negras irregulares e a região gular é negra.

Espécie semelhante: Lithodytes lineatus se diferencia por possuir uma faixa dorsolateral amarela a amarelada que circunda toda a parte dorsal; patas traseiras com faixas claras e escuras alternadas, e várias manchas alaranjadas nas coxas.

História natural: Terrestres e diurnos. Os adultos alimentam-se de besouros, formigas, grilos e baratas, enquanto os jovens alimentam-se de colêmbolos. Reproduzem- se entre novembro e abril, com um pico em janeiro ou fevereiro. A desova contém aproximadamente 8 a 17 ovos e é depositada entre folhas secas, onde os girinos se desenvolvem até serem carregados pelo macho para poças de água. Os machos são territoriais e cuidam dos ovos e girinos enquanto eles estão nas folhas. Os machos cortejam as fêmeas dentro de seus territórios por 2 ou 3 dias antes da oviposição.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2017. <http://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 18 Oct 2017.

AmphibiaWeb's policy on data use.