AMPHIBIAWEB
Atelopus spumarius
family: Bufonidae

© 2010 Maik Dobiey (1 of 39)

 view video (1761.3K MPG file)

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN (Red List) Status Vulnerable (VU)
CITES No CITES Listing
Other International Status None
National Status None
Regional Status None

 

View distribution map using BerkeleyMapper.

   

Source credit:
Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, Amazonia Central by Lima et al. 2005


INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade)
PELD (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração)

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Ocorre somente na parte leste da reserva, onde é encontrada facilmente nas margens dos igarapés que formam as microbacias do Tinga, Uberê e Ipiranga.

Distribuição geral: Amazônia do Brasil, Peru e Equador; Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Descrição: Machos 26-29 mm, fêmeas 31-39 mm. O corpo é achatado. A coloração dorsal forma uma malha verde sobre fundo marrom. A maior parte do ventre é branca. As mãos, pés e parte posterior do ventre são vermelhos.

Espécie semelhante: Dendrophryniscus minutus é a única espécie que tem forma do corpo semelhante a de A. spumarius, mas sua coloração dorsal não forma uma malha verde e a superfície ventral é negra na parte anterior e branca com manchas negras na parte posterior.

História natural: Terrestres e diurnos. Vivem sobre a liteira ou troncos caídos, principalmente na proximidade de igarapés. Reproduzem-se durante todo o ano. Depositam seus ovos em forma de cordão gelatinoso em igarapés ou poças no lado de igarapés, onde os girinos desenvolvemse até a metamorfose. Os girinos têm um disco oral grande.



Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2017. <http://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 19 Oct 2017.

AmphibiaWeb's policy on data use.