AmphibiaWeb - Phyllomedusa bicolor
AMPHIBIAWEB

 

(Translations may not be accurate.)

Phyllomedusa bicolor (Boddaert, 1772)
Waxy-Monkey Treefrog; Giant Monkey Frog; Dow Kiet; Kambô Frog; Sapo; Amazonian Giant Maki Frog
family: Hylidae
subfamily: Phyllomedusinae
genus: Phyllomedusa
Species Description: Boddaert, P. (1772). Petri Boddaert ... Epistola ad virum celeberrimum Johannem Oosterdyk Schacht ... De Rana bicolore. Amstelodami: apud M. Magerum.

© 2010 Wolfgang Ochojski (1 of 49)

 view video (2007.0K MPG file)
  hear Fonozoo call

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN Red List Status Account Least Concern (LC)
CITES No CITES Listing
National Status Least Concerned
Regional Status None
Access Conservation Needs Assessment Report .

   

 

View distribution map in BerkeleyMapper.
View Bd and Bsal data (2 records).

Source credit:
Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, Amazonia Central by Lima et al. 2005


INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade)
PELD (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração)

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Ocorre em toda a reserva, sendo facilmente encontrada na proximidade de grandes poças. Distribuição geral: Bacia Amazônica do Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia.

Descrição: Machos 91-113 mm, fêmeas 111-119 mm. O dorso é verde-escuro e o ventre varia de branco a brancoamarelado ou creme. Possuem manchas brancas com moldura escura na região labial inferior, no peito, nos braços, e, em grande número, nos lados do corpo e nas pernas. Os dedos dianteiros são esbranquiçados com grandes discos adesivos verdes nas pontas. Uma glândula alongada proeminente se situa atrás dos olhos, estendendo-se por cima do tímpano. A íris é cinza-escura.

Espécies semelhantes: Phyllomedusa tarsius se diferencia por possuir a íris vermelho-laranja com retículo negro e o primeiro e segundo dedos marrons com as pontas brancas. Phyllomedusa vaillanti possui a região ventrolateral do corpo roxa, os discos adesivos dos dedos laranja ou roxo-escuros e a íris cinza-prateada.

História natural: Arborícolas e noturnos. Os machos vocalizam do alto de árvores, geralmente a vários metros de altura e normalmente descem até 1-3 metros acima da poça para se acasalar. Reproduzem-se em poças perto ou longe de igarapés durante todo o ano, com um pico entre novembro e maio. As fêmeas depositam aproximadamente 600 ovos brancos em uma massa gelatinosa dentro de folhas dobradas ou justapostas que pendem sobre poças. As folhas são dobradas com o auxílio do macho. Após 8-10 dias os girinos eclodem e caem na água, onde completam seu desenvolvimento.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2024. <https://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 29 Mar 2024.

AmphibiaWeb's policy on data use.