AMPHIBIAWEB
Rhinella granulosa
family: Bufonidae

© 2013 Carlos E. Costa-Campos (1 of 25)

 view video (1761.3K MPG file)
  hear Fonozoo call (#1)
  hear Fonozoo call (#2)

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN (Red List) Status Least Concern (LC)
CITES No CITES Listing
Other International Status None
National Status None
Regional Status None

 

View distribution map using BerkeleyMapper.

   

Source credit:
Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, Amazonia Central by Lima et al. 2005


INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade)
PELD (Pesquisas Ecológicas de Longa Duração)

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Ocorre principalmente nas bordas da reserva e em áreas perturbadas.

Distribuição geral: Amazônia do Brasil, Bolívia e Peru; Guiana, Suriname e Guiana Francesa, além do Panamá, sudeste do Brasil, noroeste do Paraguai e nordeste da Argentina.

Descrição: Machos 60-70 mm, fêmeas 80-90 mm. O dorso é coberto por pequenos grânulos, sobre um fundo em várias tonalidades de marrom com manchas irregulares mais escuras. As glândulas paratóides, que se situam atrás dos olhos, são pouco aparentes. O ventre é esbranquiçado ou creme com pontos negros. A região gular dos machos é amarela-esverdeada na época reprodutiva.

Espécie semelhante: Jovens de Bufo marinus são semelhantes em forma e cor a B. granulosus, mas B. marinus tem glândulas paratóides bem aparentes atrás dos olhos, enquanto as glândulas paratóides de B. granulosus são menores e difíceis de ver em jovens.

História natural: Terrestres e noturnos. Na RFAD, se reproduzem em poças grandes e pequenas durante o ano todo, mas com um pico na estação chuvosa. A desova contém ao redor de 900 ovos, que são depositados na superfície d’água em um cordão gelatinoso. Os girinos são cinza-claros e ficam no fundo das poças.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2017. <http://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 17 Oct 2017.

AmphibiaWeb's policy on data use.