AMPHIBIAWEB
Rhinella proboscidea

Subgenus: margaritifera
family: Bufonidae
 
Species Description: Revalidation of Spix, 1824, species. Lavilla EO, Caramaschi U, Langone JA, Pombal Jr JP, de Sa RO 2013 The identity of Rana margaratifera Laurenti, 1786 (Anura, Bufonidae) Zootaxa 3646: 151- 264.

© 2004 Dr. Axel Kwet (1 of 3)

 view video (1761.3K MPG file)

[video details here]

Conservation Status (definitions)
IUCN (Red List) Status Least Concern (LC)
CITES No CITES Listing
Other International Status None
National Status None
Regional Status None

 

View distribution map using BerkeleyMapper.

   

Authors: Albertina P. Lima, William E. Magnusson, Marcelo Menin, Luciana K. Erdtmann, Domingos J. Rodrigues, Claudia Keller, Walter Hödl

Distribuição na RFAD: Ocorre em toda a reserva.

Distribuição geral: Oeste da Amazônia.

Descrição: Machos 46-54mm, fêmeas 46-55mm. A pele é lisa nos machos e granulosa nas fêmeas. O dorso apresenta diversos tons de marrom e preto, formando manchas irregulares, mas alguns indivíduos são quase totalmente marrom-escuros ou avermelhados. Pode haver uma linha mediana mais clara no dorso. A cabeça forma um triângulo, com o focinho muito pontudo. Uma linha lateral de tubérculos se estende desde a parte posterior de cada olho até a região inguinal. O ventre é acinzentado a marrom.

Espécie semelhante: Os jovens podem parecer-se com Dendrophryniscus minutus, mas este se diferencia por ter o ventre negro na parte anterior e branco com manchas negras na parte posterior.

História Natural: Terrestres e diurnos. De dia podem ser encontrados sobre a liteira; de noite, repousando sobre folhas de arbustos a 20-50 cm acima do solo. Alimentam- se de ácaros, formigas, aranhas, besouros e grilos. A reprodução ocorre entre março e maio. Grupos de 3 até mais que 100 machos e fêmeas se reúnem por 2-3 dias em poças ou nascentes de igarapés, onde os machos vocalizam de dia e à noite. Os grupos se formam em diferentes sítios ao longo da estação reprodutiva, mas ainda não se sabe se os indivíduos reproduzem mais de uma vez e em diferentes sítios. A desova contém cerca de 450 ovos.




Feedback or comments about this page.

 

Citation: AmphibiaWeb. 2017. <http://amphibiaweb.org> University of California, Berkeley, CA, USA. Accessed 18 Oct 2017.

AmphibiaWeb's policy on data use.